21 abril 2014

Uma amizade improvável e os riscos do "PRÉ-CONCEITO"

Trudi e Kiki
texto e ilustrações: Eva Furnari
editora: Moderna

Preciso confessar algo quase inconfessável para um amante da literatura infantil brasileira: eu não gostava de Eva Furnari (o verbo no passado talvez me ajude a ter quem termine de ler este post). Pois é. Quando comecei a querer conhecer e ler um pouco mais sobre literatura infantil, fui com enorme ânsia buscar as referências da área. Claro, queria conhecer os grandes autores e ilustradores, reconhecer seu estilo, seu traço. E foi assim que cheguei aos livros de Eva Furnari - é, eu devo ter tido contato com eles quando criança, mas confesso, não me recordava.

Bom, comecei como ela começou, pelos livros ilustrados, sem textos. Minha filha era uma bebezona e eles eram perfeitos para ela. Mas confesso, nunca fizeram muito sucesso, nem com ela, nem comigo. Embora as imagens e as histórias fossem bastante engraçadas, eu achava chato, e o pouco interesse da filhota não me animava muito. Fiquei um tempo sem lembrar deles, até que, com a filha conseguindo se concentrar em leitura, procurei seus livros com texto. Tentei um, dois e resolvi dar meu veredito: eu não gostava dos livros de Eva Furnari! E isso era um segredo secretíssimo, afinal, era certo que o problema estava comigo, não com suas obras, sempre tão admiradas e alardeadas. Segui com isso na cabeça e passei a ignorar os seus livros, onde quer que estivessem.

Até que a filha, sempre mais sábia que a mãe, resolveu trazer Trudi e Kiki na mochila da escola. Bom, não dava para ignorá-lo, principalmente porque a pequena estava interessadíssima em ouvir sua história. E eu li. E não acreditei em como o livro era tão, tão, tão bom. Li várias vezes, acho que para ter certeza. E tratei de catar outros na minha livraria favorita, e li vários, um após o outro, sentadinha entre as estantes. Sim! Eu gostava de Eva Furnari! Gostava muito! E sabe, a filha também!

Trudi e Kiki nem é o nosso favorito, mas achei justo introduzir Eva Furnari aqui no Cachinhos por ele, afinal, foi com a história divertidíssima dessas duas meninas, tão parecidas e tão diferentes, que deixei meu PRÉ-CONCEITO de lado e me dei uma nova chance de conhecer suas maravilhosas obras!

Trudi e Kiki são duas meninas muito parecidas, elas têm a mesma idade e a mesma altura, além do mesmo estilo de cabelo: ruivo e chanel. Trudi e Kiki são duas meninas muito diferentes, e a maior diferença entre elas é que... uma é bruxa e a outra não. Uma mora em Biribin e fala biribês. A outra mora em Burux, uma cidade de bruxos, e fala buruxês (que se fala fazendo biquinho com a boca). As montanhas separam as duas cidades, mas um dia, o convite de uma festa de dia das bruxas voou de uma para a outra, por cima das montanhas, e causou uma grande confusão. O livro é muito divertido e sua história pra lá de interessante. Mas o mais divertido mesmo são os convites e os diálogos que se estabelecem nas línguas das duas cidades. Um barato! A pequena bolava de rir! Clica na imagem para ler os convites:

imagem tirada daqui


Bom, mas depois de muita confusão, Trudi e Kiki descobrem que continuam com seus gostos e desgostos parecidos, e pela primeira vez, uma garota de Biribin virou amiga de uma bruxinha de Burux, e elas passaram a falar o biriburux, uma língua que só elas mesmas entendiam. Um ótimo livro para abrir espaço para uma conversa sobre amizades, sobre o que nos aproxima e nos diferencia. Sobre tolerância e PRÉ-CONCEITOS. Espero ter aprendido minha lição... não disse que os livros infantis podem nos surpreender?

Ah, e Trudi e Kiki ganharam uma versão em vídeo. Advinha? Maravilhosa também. É uma parceria linda de Eva Furnari com Kodo, apoiada pelo Governo de São Paulo. E o vídeo ganhou o terceiro lugar no Festival Prix Jeunesse em 2011! Imperdível! 


E o melhor é que vem mais Eva Furnari em vídeo por aí - confere uma entrevista onde ela explica tudinho aqui.

3 comentários:

  1. Olá! Mirtes,
    Adorei seu post. Que bom que você descobriu a ilustradora/
    escritora EVA FURNARI! Isto também já aconteceu comigo-
    detestar um autor e depois de fazer releituras, mudar de
    opinião. rsrsrs

    O vídeo é, realmente, IMPERDÍVEL.

    Agora, com licença, vou assistir ao vídeo de novo e rir
    mais um pouquinho.kkkkkk

    Beijo,
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Mirtes, eu me encantei com Eva Furnari logo de cara quando trouxe, junto com meu filho, ainda pequeno, da estante de uma biblioteca o adorável "você troca?"
    Foram muitas gargalhadas, língua enrolada e a partir deste livro fomos conhecer outros.
    Trudi e Kiki foi também encantador!
    E sabe do que mais gostamos? De falar buruxês, fazendo biquinho é claro!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, que bom vê-las aqui apesar do meu sumiço!
    Esse meu começo tumultuado (rsrs) com Eva Furnari me ensinou muitas coisas... a tentar enxergar além do óbvio e me dar uma segunda chance. Mas também que em algumas situações não conseguimos mesmo nos encaixar no senso comum, e tudo bem - alguns livros de E.F. provavelmente eu nunca conseguirei gostar. Já outro...
    Cristina, este vídeo é mesmo imperdível! De assistir mil vezes.
    Ana Paula, falar línguas inventadas é mesmo uma curtição!
    bjs

    ResponderExcluir